- Parque Oeste em Inhoaíba sedia o 3º Encontro de Turmas de Bate-bola
- Escolas de Realengo, Campo Grande e Santa Cruz recebem mobiliário da Cúpula do G20
- RPMont em Campo Grande marcou presença no G20
- Sereno de Campo Grande lança o Carnaval 2025 neste domingo
- É nessa quinta-feira o teste de reinauguração do Arthur Azevedo
Nova estação de tratamento de esgoto é inaugurada na Vila Kennedy
O prefeito Marcelo Crivella inaugurou nesta sábado, 7 de dezembro, a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vila Kennedy. O equipamento, reformado e ampliado, permitirá o tratamento de todo o esgoto produzido na localidade, beneficiando 58 mil pessoas. A inauguração também teve a participação da concessionária Zona Oeste Mais Saneamento, responsável pela coleta e tratamento de esgoto de 22 bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro.Com as obras, a capacidade de tratamento da ETE Vila Kennedy aumentou de 40 litros por segundo para 70 litros por segundo. A reforma durou 10 meses, ao custo de R$ 15 milhões, com recursos privados.– A grande novidade que nós todos aplaudimos é que você não sente cheiro nenhum porque, além do tratamento mecânico, há também o tratamento biológico a base de bactérias. Entra o esgoto e sai água para reuso, uma vitória da Prefeitura, uma vitória da Zona Oeste – afirmou Crivella.Vila Kennedy é um dos 22 bairros da Zona Oeste que compõem a Área de Planejamento 5 (AP5), região que abrange a concessão dos serviços de esgotamento sanitário, promovida pela Prefeitura do Rio. A Fundação Rio-Águas é o ente regulador do contrato de concessão, e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação, o ente concedente dos serviços no município.
Sobre a Concessão na AP5
A concessão dos serviços de esgotamento sanitário na região tem duração de 30 anos, a partir de 2012, e prevê uma progressão de investimentos da concessionária, a fim de promover a universalização do esgoto tratado nos bairros atendidos. A Fundação Rio-Águas atua no acompanhamento e fiscalização do contrato de concessão, como ente regulador da Prefeitura do Rio, para garantir o cumprimento do plano de investimentos na região e zelar pelo bom atendimento ao usuário.
Desde 2012, foram investidos mais de R$ 600 milhões pela concessionária Zona Oeste Mais Saneamento na AP5. A cobertura de atendimento com esgoto tratado saiu de 5% para, aproximadamente, 36%, entre 2012 e 2019. Foram construídos mais de 360 km de novas redes e coletores de esgoto, em sistema separador absoluto; a Estação de Tratamento de Esgoto Deodoro foi entregue, com capacidade de tratamento de 750 litros por segundo, além de ter sido realizada reativação e recuperação de 16 estações de tratamento e 14 estações elevatórias de esgoto.
Os bairros atendidos pela concessionária Zona Oeste Mais Saneamento são: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo Grande, Campo dos Afonsos, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Vila Militar e Vila Kennedy.